Keep Running

Keep Running

Como eu estava dizendo no final do último post, entre o final de 2009 e o começo de 2010 eu estava levando os treinos bastante a sério, então resolvi comprar um relógio com monitor cardíaco. Acabei comprando um Garmin com GPS embutido.

Em junho, eu resolvi pegar um contador de passos pra monitorar cadência e uma balança eletrônica Tanita BC-1000 que além de medir o peso calculava percentual de gordura entre outros indicadores. Mas para poder usar a balança, precisei pegar um relógio compatível, o Forerunner 310XT.

Com tudo isso, o sistema oferecido pela Garmin coletava muito mais indicadores do que o oferecido pela Nike, então a partir de julho eu deixei de logar corridas usando o Nike+.

2010 foi o ano das duas provas mais importantes do meu “currículo”.

Em setembro, juntamos um grupo de pessoas na ITGROUP e montamos algumas equipes de 2, 4 e 8 pessoas para correr a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. Eu acabei correndo em dupla com o Eduardo Gomes. Ele fez o primeiro trecho e eu fiz os quase 20Km finais – até hoje a minha maior distância.

No último dia do ano eu e o Alexandre Tarifa corremos a São Silvestre. Apesar de bem melhor condicionado do que na primeira tentativa dois anos antes, desde pelo menos o finalzinho de outubro eu não vinha treinando bem.

Lembro-me de que pelo menos até a metade da prova eu ainda não sabia se completaria a prova. Eis que aparece uma energia sei lá vinda de onde, a confiança foi aumentando e quando cheguei no pé da Brigadeiro eu só tinha uma certeza: Eu iria completar a prova.

Quando eu virei a esquina com a Paulista eu lembro de ter pensado “É só isso, Brigadeiro?!? Brigadeiro, você é um fanfarrão!!”. Cruzando a linha de chegada veio aquela descarga de endorfina ou sei lá o que e uma puta sensação de euforia. Eu tinha vencido a Brigadeiro! Eu tinha completado a prova!

Na época, apesar do sistema da Garmin ser capaz de coletar muito mais indicadores que o Nike+, ele também tinha lá os seus problemas e por conta disto com o lançamento da app Nike+ que usava o GPS do iPhone, em abril de 2011 eu voltei a logar corridas no Nike+, em adição ao Garmin.

No próximo post, eu vou entrar um pouco mais nos prós e contras de cada um dos sistemas que fizeram que eu optasse por usar ora um, outra outro – quando não os dois ao mesmo tempo – e as implicações disto ao tentar analisar o meu histórico de corridas.

Published by

Alfred Myers

I have been interested in computers since I got my hands on a magazine about digital electronics back in 1983 and programming them has been paying the bills since 1991. Having focused on Microsoft-centric technology stacks for the best part of two decades, in recent years I’ve been educating myself on open source technologies such as Linux, networking and the open web platform.

One thought on “Keep Running”

Comments are closed.