Bom Retiro Aluga

Hoje faz um mês da minha primeira visita ao Bom Retiro para ver a situação por lá.
Algumas semanas antes eu tinha visto em algum lugar – não lembro se na TV ou na internet – que o comércio de lá estava em crise.
Depois de ouvir de vários colegas que a imprensa estava trabalhando contra o governo exagerando os efeitos da crise, eu resolvi ir lá ver com os meus próprios olhos.
Fui numa quarta-feira a tarde (22/07/15) levando a minha câmera “pequena” (uma mirrorless) e em 34 minutos eu fiz as 26 imagens nos locais indicados no mapa abaixo:

Clicando em cada marcador no mapa acima, é possível ver a imagem feita naquele local. Para ver o mapa em tela cheia, clique aqui.

Se preferir, pode ver as mesmas imagens no álbum abaixo. Clique nas laterais da imagem para avançar ou retroceder no álbum.

Bom Retiro Aluga

Fiz uma segunda visita ao bairro numa quinta-feira a tarde (13/08) levando novamente a minha câmera “pequena”. A idéia era percorrer as ruas que eu não tinha percorrido durante a primeira visita. Em 1:11 eu fiz 57 fotos de pontos comerciais diferentes. Todos fechados.

Infelizmente, ao chegar em casa, percebi que eu não tinha registrado as coordenadas de GPS – provavelmente por mau-contato entre ele e a câmera. Por conta disto, eu planejei uma terceira visita ao bairro para refazer na medida do possível o trajeto da segunda visita, mas coletando as coordenadas de GPS de cada um dos locais fotografados.

As imagens desta segunda visita estão abaixo, mas sinta-se a vontade pra pular diretamente para as imagens da terceira visita que em grande medida são os mesmos lugares da segunda.

Bom Retiro Aluga II

Na terça-feira passada (18/08) eu fiz a terceira e provavelmente última visita ao bairro com a intenção de coletar material pra esta série. Diferentemente das duas primeiras vezes, eu levei a minha câmera “grande” com uma grande angular. A idéia era captar um ângulo de visão mais aberto onde desse para ver melhor as outras lojas em torno de cada um dos pontos comerciais fechados. O resultado desta última visita foram 104 imagens coletadas nos locais indicados no mapa. Como no mapa anterior, clicando-se no marcador abre-se a foto correspondente. Para ver o mapa em tela cheia, clique aqui.

Se preferir, veja as fotos no álbum abaixo: Bom Retiro Aluga III

Por fim, elaborei um slide-show com 130 das imagens coletadas durante a primeira e terceira visitas. O vídeo é meio longo com pouco mais de 14 minutos, mas hey… São 130 fotos cada uma delas com pelo menos uma loja fechada pra alugar.

O mapa consolidando a primeira e terceira visitas pode ser visto em tela cheia aqui.
Alguns detalhes importantes: Eu procurei deixar de fora os pontos comerciais fechados que não tinham uma placa de “Aluga-se”. Também procurei deixar de fora sobre-lojas e residências que tinham placas de “Aluga-se” ou “Vende-se”. Se eu tivesse coletado material destes lugares, o volume de imagens provavelmente teria triplicado.
Embora eu tenha tomado o cuidado de não incluir lugares repetidos, pode ser que um ou outro tenha passado desapercebido. Se você encontrar algum, por favor avise-me.

Published by

Alfred Myers

I have been interested in computers since I got my hands on a magazine about digital electronics back in 1983 and programming them has been paying the bills since 1991. Having focused on Microsoft-centric technology stacks for the best part of two decades, in recent years I’ve been educating myself on open source technologies such as Linux, networking and the open web platform.

2 thoughts on “Bom Retiro Aluga”

Comments are closed.