WordPress logo

Porque usar WordPress?

Continuando de onde parei no último post, eu estava escutando o podcast do Tim Ferriss enquanto corria. No episódio em questão, ele estava num bate-papo com Matt Mullenweg, um dos criadores do WordPress.

Entre outras coisas, eu fiquei sabendo que o WordPress havia deixado de ser uma plataforma somente para blogs e tinha evoluído para ser um CMS (content management system – sistema de gerenciamento de conteúdo). Soube também que o WordPress era usado em 22% da web!

Chegando em casa eu dei uma pesquisada e descobri ainda que:

  • Existem por baixo 2.500 temas diferentes para WordPress;
  • Mais de 37.000 plugins;
  • Um dos plugins em particular, o JetPack, cuidava de alguns dos problemas de desempenho que andavam me preocupando lá nos portfólios do 500px;
  • Encontrei vários artigos falando sobre temas de WordPress voltados para fotógrafos e fotografia;
  • Você pode criar seu site ou blog no WordPress.com usando a infra-estrutura gerenciada pela Automattic ou rodar fora do ambiente deles, self-hosted.
  • Existe um amplo ecossistema em torno do WordPress com milhares de desenvolvedores, web designers, etc. Com isto é fácil encontrar suporte.

Decidí prototipar um site no WordPress.com. Em menos de dois dias, eu estava com um protótipo de site com a estrutura básica de navegação montada e com cerca de 50 páginas e mais de 200 imagens no ar.

Estava decidido: Os sites seriam construídos com WordPress!

Comparando os recursos oferecidos pelo WordPress.com com o que eu teria disponível se optasse por self-hosting, ficou claro pra mim que eu teria que partir para o self-hosting. Só para ficar em dois exemplos, nem o Google Analytics, nem o Google Adsense são suportados no WordPress.com, mas existem plugins para ambos na versão self-hosted.

O próximo passo era decidir pela empresa de hosting, mas isso vai ficar para o próximo post…

One thought on “Porque usar WordPress?”

Leave a Reply